[Case] Como uma gestão inteligente do plano de saúde trouxe equilibrio entre custos e cuidado com o colaborador

28.3.19

A Arizona

Sendo uma empresa de tecnologia incorporada para gestão da comunicação e marketing entre agências e canais de divulgação, a Arizona atua de forma integrada garantindo rapidez e controle às práticas de marketing.

Parceira de grandes marcas como Adidas, Coca-Cola, Natura e Santander, é formada por mais de 300 funcionários distribuídos na sede em São Paulo, e nas filiais no Rio de Janeiro e Buenos Aires.

A dor

Sofrendo um reajuste de até 140%, a Arizona passava por impasses com a sua operadora, o que não permitia a empresa manter a parceria por mais de 2 anos.

Além disso a falta de controle de sinistralidade resultava na ausência de transparência sobre a aplicação do plano, impedindo que a Arizona tivesse conhecimento sobre a utilização, o perfil de saúde dos seus colaboradores e os procedimentos realizados pelos mesmos, fator que preocupava a empresa por não conseguir acompanhar o bem-estar e as necessidades da sua equipe.

Vivendo esse cenário e percebendo que a falta de informações limitava suas ações, a Arizona decidiu buscar um parceiro que trouxesse mais transparência e uma gestão inteligente da saúde, que pudesse ajudá-la a equilibrar os custos e realizar o cuidado continuado dos colaboradores.

A empresa obteve sucesso quando realizou parceria com uma corretora health tech que, além de tornar a gestão de saúde transparente possibilitando o controle de sinistralidade, proporcionou a Arizona um reajuste de somente 5%, diferente do percentual solicitado anteriormente.

A seguir, você terá conhecimento sobre como essa decisão tornou possível para a Arizona ter mais visibilidade das ações, controle de sinistralidade, e êxito com seus colaboradores.

Resultados

Há mais de 10 anos no mercado, a GESTO é uma corretora health tech que acompanha a gestão do seguro de saúde de seus clientes,  analisando o comportamento de mais de 6 milhões de vidas na sua base auxiliando na operação, na transparência da gestão e consequentemente reduzindo o reajuste anual da apólice.

"O objetivo da GESTO é dar sustentabilidade para a saúde privada dando fôlego para as empresas — que acabam pagando a conta no final do dia. Garantindo também que aquele funcionário tenha um plano de saúde de qualidade, com acesso à saúde." - Fabiana Salles (CEO da GESTO)

Por meio de métodos estatísticos e utilizando inteligência artificial, a GESTO entende o perfil de utilização do plano de saúde da população, identificando de modo transparente sua aplicação e mantendo o controle de sinistralidade.

"O trabalho da GESTO com a Arizona é trazer visão de futuro" (Ricardo Carelli - CFO da Arizona)

Sua parceria com a Empresa Arizona pôde resultar na transparência da gestão de saúde ao dispor uma visão completa do cenário da própria empresa. Foi possível classificar grupos de pacientes crônicos, de alto risco, com predisposição ao desenvolvimento de outras doenças e assisti-los de forma efetiva. Essas informações foram cruzadas com atendimentos e procedimentos realizados, além de proporcionar conhecimento para assistência integrada e oportunidades para o desenvolvimento de ações preventivas e de promoção à saúde.

Essa é apenas uma das formas que a GESTO atua junto as operadoras de planos de saúde, consequentemente trabalhando uma negociação adequada para reajuste da apólice.

Vivendo a Gestão

A gerente de gente e gestão da Arizona, Camila Gurgel, afirma que a parceria com a GESTO rapidamente se mostrou assertiva. Além da transparência na gestão de saúde e controle de sinistralidade, a preocupação, contato e assistência da corretora mostrou-se importante e necessária para os colaboradores, melhorando a qualidade de vida e também a satisfação com a parceria.

Vejamos como exemplo o caso da coordenadora de Revisão da Arizona, Lucrécia Freitas, que vivenciou a ação de uma boa gestão médica quando precisou de atendimento. Ao procurar assistência médica para uma consulta, Lucrécia precisou ficar internada em uma instituição hospitalar.

A coordenadora então recebeu a ligação de uma médica colaborador da GESTO, com o propósito de orientá-la e acalmá-la naquele momento, auxiliando o trabalho de gestores de recursos humanos, e colaborando para o bem-estar de Lucrécia durante o período de internação.

"quando recebi o atendimento da GESTO foi reconfortante, pois sabia que do outro lado tinha uma pessoa humana, preocupada com meu estado físico em um momento delicado", diz Lucrécia.

Ações positivas

Com a transparência adquirida na gestão de saúde, a Arizona passou não só a ter controle de sinistralidade e negociar o reajuste com a operadora, mas também conseguiu identificar com a corretora high tech alguns preditivos que permitiram o desenvolvimento de ações em conjunto.

Diagnosticando procedimentos desnecessários

Em parceria com uma corretora que gerência os planos de saúde de mais de 6 milhões de vidas por inteligência artificial, a Arizona pôde por meio dessa tecnologia contar com a identificação de padrões em cenários futuros dos seus colaboradores.

Em geral, o sistema identifica a mesma rotina de exames, retornos e procedimentos para determinados casos clínicos. Assim, é possível rastrear o caminho que o usuário está trilhando e alertar a equipe médica para que o contato seja realizado.

Esse processo dispõe posteriormente ao usuário a sugestão de uma segunda opinião médica em caso de tratamentos alternativos à cirurgia. Essa conduta pôde evitar inúmeros procedimentos cirúrgicos desnecessários no ano de 2018.

Atividades de prevenção

Baseada nas informações coletadas e classificadas, a Empresa Arizona em conjunto com a GESTO, obteve resultados de uma boa gestão e passou a desenvolver ações de educação e promoção à saúde.

Algumas delas como palestras de prevenção ao câncer de mama, acompanhamento das gestantes, e apoio a atividades como o Dia das FamíliAZ, com o objetivo de aproximar colaboradores e seus familiares, levando informações sobre saúde e bem-estar, orientando e direcionando a empresa parceira em ações que melhorem a qualidade de vida de seu time.  

Faça como a Arizona e gerencie de forma inteligente o plano de saúde de sua empresa. Para controle sinistralidade e desenvolvimento de uma boa gestão em saúde, entre em contato com os nossos especialistas!


 

Carolina Pereira

CCS - GESTO

Artigos relacionados

No items found.

Saiba de nossas notícias antes! Inscreva-se agora!