Como ajudamos sua empresa a reduzir seus custos com saúde

Data:

31.7.19

Categoria:

Financeiro

Escrito por:

Julio C.Bueno

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas empresas com plano de saúde empresarial é reduzir seus custos com saúde. Com negociações sem regulamentação direta entre empresa e operadora, o reajuste anual passa a ser exorbitante e sem conhecimento. 

Sendo o plano de saúde o segundo maior gasto de uma instituição, a falta de transparência impede que a empresa tenha conhecimento da sinistralidade, fator que coloca em risco a situação financeira das empresas e as força a buscar alternativas. 

No entanto, é possível diminuir em até 25% dos investimentos em planos de saúde, alcançando reajustes abaixo de 10% e ainda manter a qualidade da assistência oferecida aos colaboradores com o auxílio de corretagem inteligente, como a da GESTO, corretora inovadora de planos de saúde. Confira a seguir, como a GESTO pode ajudar sua empresa a reduzir os custos com saúde! 

Como reduzir seus custos com saúde

É preciso discutir saúde ao invés de doença. Não há mais benefícios em apenas checar o extrato de uso do plano e assumir os reajustes abusivos, nem mesmo apostar no downgrade na intenção de diminuí-los. 

Para reduzir seus custos com saúde, a sustentabilidade acontece em uma forma diferente de escolher o melhor produto e passa por ações na gestão que tem como prioridade o atendimento, cuidado e prevenção.

É possível mudar o panorama financeiro reduzindo em até 25% dos investimentos por meio de ações inteligentes providas pela tecnologia, possibilitando obter reajustes abaixo de 10% ao ano. O segredo para isso está estruturado em 3 pilares.

Visibilidade para cotação

Para estimar o valor do plano de saúde, a operadora solicita dados dos colaboradores, como faixa etária, divisão de gênero, lista de afastados, usuários mais frequentes e a sinistralidade do ano anterior.

Por não conhecer as necessidades da empresa a fundo, a corretora opta por um produto aparentemente adequado com menor valor, sem considerar o reajuste livre e uma alta multa em caso de saída. 

Em maioria, o plano é escolhido pelo prêmio sem considerar o valor da sinistralidade, fator difícil de ser previsto dentro de um cenário sem transparência. Assim, com o teto de utilização estourado e a correção do valor da tarifa, a empresa volta ao mercado procurando um novo plano.

Uma forma de reduzir seus custos com saúde evitando a escolha errada, é optar por uma corretora inteligente no processo, atendendo detalhadamente a forma como os colaboradores utilizam o plano de saúde da empresa, como a GESTO.

Essa prática permite compreender onde estão os maiores responsáveis do custo, projetar ações de correção e predisposições do comportamento em longo prazo. Permitindo que o contrato cubra de forma adequada a necessidade real calculada, e não apenas a estimativa do mercado, fato que garante que os reajustes não sejam um surpresa ao final de cada ano.

Desenho adequado do plano

Outra ação que contribui para o aumento dos custos com a saúde é contar com uma rede de atendimento incompatível com as necessidades dos beneficiários, gerando maior número de solicitação por reembolso. 

Realizar trocas frequentes de plano de saúde na intenção de diminuir gastos, prejudica os colaboradores em tratamento, assim como diminuir a cobertura oferecida gera insatisfação. Com um trabalho ativo da corretora junto à operadora, é possível evitar tais problemas a partir das informações conquistadas no mapeamento da população.

Ao conhecer o real cenário de cada companhia é possível, por exemplo, destacar o alto risco de problemas específicos, como os de coração, caso sejam mapeados altos índices de hipertensão. E, com isso, há a indicação que ela opte por incluir um centro médico de referência cardíaca na cobertura para que os casos que se concretizarem sejam atendidos com a máxima qualidade. Em um primeiro momento pode parecer um custo, mas se transforma em investimento ao evitar situações como reinternação.

Estratégia e transparência na gestão

Corretoras como a GESTO, têm como papel ser uma extensão do gestor, garantindo a melhor administração do benefício ao longo de todo contrato, e não apenas nos períodos de decisão e renovação. 

É fundamental escolher uma corretora que reverta a taxa de corretagem em práticas que vão além do operacional. Serviços como atendimento direto ao colaborador para auxiliá-lo em casos de internação e emergência fazem toda a diferença, demonstrando valorização em situações que requerem atenção e acolhimento, da mesma forma que a implantação da gestão médica contribui de maneira ativa orientando a rede de referência e evitando desperdício. 

Você acompanhou como a GESTO pode ajudar a reduzir seus custos com saúde por meio de uma corretagem inteligente, ajudando a equilibrar a sustentabilidade financeira de sua empresa e revertendo a taxa em ações que fazem grande diferença na vida do colaborador.

Escolha o melhor para sua empresa e seus colaboradores, realizando uma gestão de saúde inteligente. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Compartilhar:

Julio C.Bueno

Head of Sales - GESTO

Artigos relacionados

Como ajudamos sua empresa a reduzir seus custos com saúde

Confira como reduzir até 25% dos investimentos em planos de saúde, alcançar reajustes abaixo de 10% e ainda manter a qualidade da assistência oferecida aos colaboradores

VCMH x SINISTRALIDADE - Entenda a diferença e o impacto na sua apólice

Conheça mais sobre dois dos principais envolvidos no reajuste do plano de saúde da sua empresa.

Veja como prever e atuar no reajuste do plano de saúde da sua empresa

Conheça algumas informações que podem ajudar sua empresa a ter previsibilidade no reajuste do plano de saúde.

Saiba de nossas notícias antes.
Inscreva-se agora!