VCMH x SINISTRALIDADE - Entenda a diferença e o impacto na sua apólice

Data:

10.7.19

Categoria:

Sinistro

Escrito por:

Julio C.Bueno

Ano após ano, quando chega a época de reajustar o valor do plano de saúde a insatisfação é geral, ainda mais para gestores de planos empresariais. O aumento no valor do plano que muitas vezes pode ser exorbitante, é resultado de dois fatores, o VCMH e da elevada sinistralidade. Principal indicador de contratos nos planos de saúde, a sinistralidade equivale à relação entre despesas utilizadas com serviços médicos, e o valor que a operadora estipulou como limite de utilização.

Além da sinistralidade, o VCMH (Variação de Custos Médico Hospitalares) é outro importante índice no plano de saúde, responsável por indicar a inflação médica. A seguir, vamos conhecer melhor o que é sinistralidade, VCMH e qual impacto deles em sua apólice. Acompanhe!

O que é VCMH?

O índice representa o percentual de variação de custos médico-hospitalares de cada operadora de planos e seguros de saúde e tem como referência a medição feita pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).Variando sempre acima da inflação oficial, tanto no Brasil quando em outros países, o VCMH considera 4 itens para a obtenção de seu índice.


1. Período de apuração

Para cada apuração, são considerados 12 meses em relação aos 12 meses anteriores (imediatos). Assim, o VCMH de dezembro de 2018 calculou a variação das despesas do ano de 2018 comparadas com as de 2017.

2. Custo de operadoras

Analisa-se o custo das operadoras de planos de saúde com exames, consultas, internações e terapias. São observados os gastos percentuais em cada um desses grupos e considerados no cálculo do índice.

3. Amostra

A amostra considerada no cálculo é de aproximadamente 10% do valor total de beneficiários de planos individuais, novos e antigos, distribuídos por todas as regiões do Brasil.

4. Ponderação

Por fim, para obter o índice VCMH considera-se uma ponderação por padrão de plano, possibilitando a mensuração da variação do custo médico hospitalar de forma mais exata. Em outras palavras, se as vendas de determinado padrão de plano de saúde crescem muito mais que as de outro padrão, pode resultar em VCMH maior ou menor que o real.

O que é sinistralidade?

A sinistralidade é um modalidade de correção com base nas despesas do usuário. Sempre que a pessoa acionar o plano de saúde para qualquer tipo de atendimento, será necessário abrir uma ocorrência de sinistro, representando um custo. 

O reajuste no plano por essa categoria funciona da seguinte maneira: quando o acúmulo do uso do plano ultrapassa o valor estipulado pela apólice a operadora assume o prejuízo e repassa ao cliente ao final de 12 meses o custo ultrapassado, junto à correção monetária e o VCMH.

Para calcular a sinistralidade, divide-se o custo da utilização (sinistro) pelo valor pago (prêmio). Normalmente a porcentagem da sinistralidade, também chamada de limite técnico, negociada com a operadora é de 70 a 75%. Grandes variações sobre esta porcentagem, tanto para mais quanto para menos, significa que sua empresa está com um desenho de plano inadequado para a sua população.

Você pôde conhecer um pouco mais sobre o índice VCMH e a sinistralidade, e entender o impacto de cada um deles no reajuste anual da sua apólice de seguro.

Quer conversar sobre o desenho ideal de plano para a sua empresa? Fale com os nossos especialistas

Compartilhar:

Julio C.Bueno

Head of Sales - GESTO

Artigos relacionados

Como ajudamos sua empresa a reduzir seus custos com saúde

Confira como reduzir até 25% dos investimentos em planos de saúde, alcançar reajustes abaixo de 10% e ainda manter a qualidade da assistência oferecida aos colaboradores

VCMH x SINISTRALIDADE - Entenda a diferença e o impacto na sua apólice

Conheça mais sobre dois dos principais envolvidos no reajuste do plano de saúde da sua empresa.

Veja como prever e atuar no reajuste do plano de saúde da sua empresa

Conheça algumas informações que podem ajudar sua empresa a ter previsibilidade no reajuste do plano de saúde.

Saiba de nossas notícias antes.
Inscreva-se agora!